Notícias

Home Notícias

Confira as últimas novidades sobre a Kia Motors do Brasil no mundo automobilístico.;
ASSUNTO
DATA
Cerato chega à rede Kia Motors mais potente e com visual renovado
06/08/2007
- Novo motor de 121cv é o mais potente 1.6 comercializado no Brasil
- Sedã médio da Kia ganha novo visual aliando conforto, segurança e bom desempenho

(ITU - SP) 06 de agosto de 2007 – O novo Cerato já está à venda na rede de concessionárias da Kia Motors do Brasil. Com design mais harmonioso o modelo exibe uma imagem ainda mais sofisticada e dinâmica, reforçando seu estilo moderno e arrojado. Além do novo visual, está equipado com novo motor 1.6 16V, o mais potente entre os propulsores 1.6 litros disponíveis no mercado brasileiro.

Externa e internamente o modelo recebeu pequenas mudanças, mas que fazem grande diferença dando maior requinte ao Cerato. Entre as pequenas mudanças, inovações sutis, como a luz de freio integrada ao vidro traseiro e o farol de neblina com máscara negra conferem um toque de luxo esportivo. A tomada de energia no console central do assoalho e limpadores com jatos múltiplos aumentam a praticidade do veículo.

“Nos últimos anos o segmento de sedãs médios se tornou um dos mais disputados nas vendas de veículos no país. Essa saudável concorrência gera a necessidade de atualizar constantemente os produtos oferecidos aos brasileiros. Esse é um dos compromissos da Kia Motors do Brasil, oferecer aos clientes produtos modernos, com excelência em qualidade”, declarou José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil.

O nível de acabamento, os itens de série, a garantia de 5 anos sem limite de quilometragem e seu preço (R$ 49.900,00), conferem ótimo custo/benefício ao Cerato.
INFORMAÇÕES MERCADOLÓGICAS

ESTRATÉGIA DE PRODUTO
O Kia Cerato foi criado para reposicionar a presença da marca com um veículo altamente competitivo no segmento “C” dos mercados internacionais. Entre os conceitos utilizados em seu desenvolvimento foram incorporadas as tendências de design dos mercados avançados visando criar um estilo esportivo e dinâmico ao veículo.
Esportividade com estilo exclusivo. Para atingir esse objetivo os engenheiros do centro de pesquisa e desenvolvimento da Kia Motors Corporation criaram uma linguagem que combinava proporções avançadas e que seguiam as tendências, estilo agressivo e destemido, além de uma exclusiva e inovadora identidade Kia.
Seu nome de origem grega conota um atributo essencial e indispensável que é necessário para resistir e triunfar.
Chegou ao Brasil em fevereiro de 2006 como nova opção no concorrido segmento dos sedãs médios, e recebe sua primeira atualização de design oferecendo desempenho e economia com o novo motor de 121cv de potência.

PRÊMIOS E MENÇÕES
Em 2006, O Cerato foi nomeado como um dos “Carros mais Verdes de 2006” pelo Conselho Americano de Economia de Energia Eficiente (ACEEE).
Em 2005 a J.D. Power and Associates classificou o Kia Cerato em segundo lugar na categoria de Sedã Compacto no Estudo Inicial de Qualidade (IQS), ficando a frente de alguns de seus principais concorrentes, incluindo o Honda Civic, Toyota Corolla e Ford Focus. O sedã médio ainda recebeu a premiação da Consumers Digest’s como a “Melhor Compra” em 2005.

PÚBLICO ALVO / CONCORRÊNCIA
Ideal para família, o Cerato destina-se para consumidores que apreciam um veículo moderno, eficiente em relação à performance, sem abrir mão de uma relação equilibrada entre força e consumo de combustível. Eles buscam um veículo adequado ao uso urbano que transmita imagem de sofisticação ao seu condutor e conforto e segurança aos passageiros. Atualmente os principais compradores de sedã médio são jovens, com idade a partir dos 30 anos, que migraram para este tipo de veículo realizando um “upgrade” em seu bem. O uso do carro é feito no dia a dia para se deslocar nos centros urbanos e nos finais de semana com a família. A versão EX 1.6 16v tem como concorrentes diretos: Ford Focus Seda GLX 1.6, Peugeot 307 Presence 1.6, Renault Megane Expression 1.6, Honda Civic LXS 1.8 e Toyota Corolla Xli 1.8.

CARACTERÍSTICAS E INFORMAÇÕES TÉCNICAS

ESTRUTURA
O sedã de 4 portas possui carroceria monobloco em aço estampado, construída para oferecer o máximo de segurança aos seus ocupantes. Ele apresenta estrutura reforçada para minimizar impactos e torções com o conceito de zonas de deformação programadas, onde há a absorção de impacto nas áreas frontais e traseiras preservando a integridade física dos ocupantes. Conta também com barras de proteção nas portas para ampliar a preservação do habitáculo. Entre as melhorias desenvolvidas pelo avançado sistema NVH – Noise Vibration Harshness, estão os reforços na coluna A, nos painéis de teto e assoalho do veículo, que conferiram ao veículo menos vibração e ruídos, tornando o Cerato ainda mais silencioso. Sua carroceria atende às normas mais rígidas de segurança das legislações dos países onde é comercializado como as americanas e européias.

MOTOR / TRANSMISSÃO
Sem dúvida alguma uma das grandes novidades do novo Cerato é seu eficiente motor. Denominado GAMMA 1.6L, ele é movido à gasolina, com 4 cilindros em linha, 16 válvulas, alimentado por injeção de combustível eletrônica seqüencial e chega ao Brasil como o mais potente 1.6 vendido em nosso mercado. Para gerar 121cv de potência a 6.200rpm e torque de 15,6kgm a 4.200rpm, os engenheiros da Kia Motors utilizaram os recursos tecnológicos mais atuais em seu desenvolvimento. Como resultado foi concebido um motor moderno, leve, econômico e potente. Um dos pontos importantes de sua fabricação foi o uso de materiais que reduzissem seu peso e aumentar sua performance sem deixar de lado sua confiabilidade e durabilidade.
O bloco do motor e seu cabeçote são de alumínio. O coletor de admissão em plástico, mais leve e menos poroso do que o convencional de alumínio facilita a entrada de ar e contribui ao seu melhor desempenho. O mesmo ocorre com o coletor de exaustão. Feito em aço, ao invés do mais pesado e poroso de ferro fundido, também implica na redução de peso e facilita a saída dos gases melhorando a eficiência do motor.
O motor transversal tem os coletores posicionados em “fluxo reverso”, onde o coletor de admissão fica voltado à frente do veículo e o de admissão para o habitáculo. Com isso o ar e os gases entram e saem respectivamente com maior facilidade, contribuindo com a eficiência do motor. Complementa sua alta tecnologia, o CVVT - comando de válvula de variação continua que proporciona uma combustão otimizada e a melhoria nos níveis de emissão, agradando tanto aos que preferem a economia, quanto àqueles que priorizam o desempenho. A correia dentada foi substituída por corrente aumentando a eficiência no funcionamento do sistema de sincronismo. Por todas suas características especialistas destacam o GAMA 1.6L como um motor duas gerações à frente dos motores concorrentes. A transmissão manual de 5 velocidades possui uma taxa otimizada de mudanças de velocidade, com anéis sincronizadores de cone duplo que garantem uma troca rápida, precisa e firme privilegiando a segurança e o prazer ao dirigir.

DIREÇÃO / SUSPENSÃO / FREIOS / RODAS / PNEUS
Com 5,07 metros de raio de giro, a condução do veículo é facilitada por contar de série com direção tipo pinhão e cremalheira de assistência hidráulica. A coluna de direção absorve energia em caso de colisão para aumentar a segurança no interior do veículo. Sua suspensão foi desenvolvida para proporcionar uma dirigibilidade estável e confortável. Na dianteira possui suspensão independente tipo Mc Pherson, barra estabilizadora, molas espirais e amortecedores a gás. Na traseira há braços duplos (dual link), barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores a gás. O sistema de freios possui discos ventilados na dianteira e tambor na traseira sendo eficiente e deixando o Cerato sempre à mão do motorista. 6Jx15” é a medida das rodas de liga leve que utilizam o pneu 195/60 R15.

SEGURANÇA / PROTEÇÃO
Além da segurança apresentada em sua estrutura, o Cerato conta com itens de segurança ativa e passiva.
Faróis de neblina, pára-choques resistentes a impactos até 4 km/h, air bag duplo frontal, cintos de segurança dianteiros de três pontos com pré-tensionadores e limitadores de força com regulagem de altura na coluna. Cintos traseiros laterais de três pontos e central abdominal, quatro encostos de cabeça.

EXTERIOR / DESIGN
Na dianteira os faróis, pára-choque, faróis de neblina e grade do radiador foram redesenhados conferindo visual mais robusto e arrojado ao veículo. Para manter harmonia em seu estilo, sua traseira também foi redesenhada somando detalhes esportivos à tampa do porta-malas, pára-choque e lanternas traseiras.
Seu design estimulante e confortável evoca qualidade sofisticada, com materiais selecionados por sua textura e aparência que aumentam o prazer de dirigir, criando um espaço amplo e moderno. O farol de neblina redondo está integrado ao robusto pára-choque, moldando o Cerato como confiável e esteticamente simpático. Os faróis cristalinos com lanternas amarelas criam perfeitamente um visual agressivo. A grade esportiva integrada ao capô e uma pronunciada linha cromada geram a identidade do Cerato.

INTERIOR / EQUIPAMENTOS / CONVENIÊNCIA
Ergonomia e tecnologia são elementos que definem o painel do novo Cerato. Os instrumentos apresentam iluminação com LEDs e sinais grandes, de fácil leitura, posicionados especialmente para um monitoramento antifadiga. O painel central, com design esportivo, inclui a faixa e console centrais renovados. Padrões de assento redesenhados aumentam o requinte da parte interna do modelo, que oferece um dos interiores mais espaçosos em sua categoria com capacidade de 2.746 litros.
Para proporcionar o maior conforto e conveniência a bordo, o Cerato está equipado com inúmeros itens de série (veja relação anexa ao final do press kit). Para reduzir o cansaço foi adotada estrutura de assentos “Fullmaflex”, fornecendo um apoio particularmente firme para as regiões lombar e pélvica, sendo mais avançado que o suporte tradicional. Para o conforto dos passageiros de trás, o descanso dobrável do assento traseiro possui em seu interior um compartimento coberto para servir como porta objetos. O banco do motorista tem ajuste de altura assim como o volante de direção. O espaço amplo no bagageiro atende a todas as necessidades de acomodação de até 345 litros com fácil acesso para colocar e retirar a bagagem. Caso o usuário precise de maior capacidade, os encostos do banco traseiro são rebatíveis na proporção 60/40 e os assentos dobram na mesma proporção oferecendo outras configurações possíveis. O acionamento do sistema de rebater e dobrar os bancos traseiros é feito pelo interior do porta-malas com muita praticidade. Há compartimentos mais do que suficientes para guardar seus pertences no Cerato, desde um porta mapas até uma bandeja múltipla. O console de teto apresenta luzes de leitura separadas e um compartimento para óculos que se abre com um simples toque. O console central de dois níveis oferece bastante espaço para acomodar itens essenciais para uma viagem como CDs, pequenos livros, câmeras digitais entre outros. Os porta-copos dianteiros foram projetados para acomodar os tamanhos populares de embalagens de bebidas. Os passageiros do banco traseiro podem se beneficiar dos porta-copos duplos localizados na divisão para o cinzeiro. O Cerato vem equipado com quatro alto-falantes e rádio CD Player com MP3. O conforto interior é ampliado com os vidros verdes e pára-brisas degradê. A quantidade de calor na cabine é significantemente reduzida através do uso dos vidros verdes com faixa degradê no pára-brisa, aumentando a eficiência do ar-condicionado. As portas altas e de grande abertura, bancos dianteiros e linha do teto mais elevado proporcionam uma visão excelente da estrada, assim como acesso rápido e fácil. A boa distância entre-eixos resulta em um amplo espaço interno, ampliando o conforto dos ocupantes, principalmente no assento traseiro.