Notícias

Home Notícias

Confira as últimas novidades sobre a Kia Motors do Brasil no mundo automobilístico.;
ASSUNTO
DATA
Kia Motors do Brasil cresce 171% em 2007 e marca tem alta de 3,5% nas vendas mundiais
16/01/2008

- Kia vende 171% a mais no atacado e 132,3% nos emplacamentos
- Sportage é o modelo mais vendido da marca seguido pelo compacto Picanto
- Vendas da Kia na América do Norte, Europa, China, Coréia e outros mercados registram, respectivamente, variação de 5,1%, 4,3%, -11,8%, 15,2% e 0.6% ante 2006
- Cerato é modelo mais vendido no mundo pelo segundo ano consecutivo

(ITU-SP) 16 de janeiro de 2008 - A Kia Motors do Brasil encerrou 2007 com 9.005 unidades comercializadas no atacado. Esse resultado é 171% superior ao volume vendido em 2006, e reflete não só o bom momento de crescimento do mercado, como também a maior aceitação dos brasileiros pela marca.

Nos emplacamentos a alta registrada, ante 2006, foi de 132,3%, atingindo 7.305 unidades. Os três modelos da marca mais licenciados no país em 2007 foram: o utilitário esportivo Sportage com 29,9% do volume de emplacamentos da Kia Motors, o compacto Picanto (22,2%) e o comercial leve Bongo (17%). Completam as vendas da Kia no Brasil o utilitário esportivo Sorento (13,1%), o sedã médio Cerato (7,6%), o sedã médio luxo Magentis (6,1%), a minivan Carnival (2,8%) e o sedã de luxo Opirus (1,3%).

“Estamos contentes com o resultado de 2007. Atingimos um crescimento bem acima do mercado num ano histórico para a indústria automobilística brasileira” declarou José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil. “Estávamos otimista para uma boa performance em 2007, e apostamos na qualidade, tecnologia, desempenho, garantia e custo/benefício de nossos produtos. Além disso, nos últimos anos investimos com foco no reposicionamento da Kia Motors no mercado brasileiro e na expansão de nossa rede de concessionárias. Graças a todo esse conjunto superamos nossos objetivos”, acrescenta o executivo.

“2008 já nasce com um desafio ainda maior do que o de 2007, o que aumenta nossa responsabilidade com os consumidores brasileiros. Continuamos otimistas e planejamos metas ousadas para este ano, que serão atingidas com a parceria de nossa rede de concessionárias, e principalmente pelo crescimento da confiança dos consumidores brasileiros nos produtos e na marca Kia Motors”, concluiu José Luiz Gandini.

BRASIL Atacado
2006 2007 Cresc %
Kia Motors 3.317 9.005 171,48
BRASIL Licenciamentos
2006 2007 Cresc %
Kia Motors 3.144 7.305 132,35

Licenciamento por Modelo
Veículo 2006 2007 Cresc %
Sportage 281 2.180 675,80
Sorento 643 960 49,30
Picanto 282 1.621 474,82
Cerato 423 559 32,15
Magentis 148 443 199,32
Opirus 79 96 21,52
Carnival 63 204 30,88
Bongo 1.195 1.237 3,51

KIA MOTORS CORPORATION

A Kia Motors Corporation anunciou que as vendas mundiais da companhia de carros de passeio, RVs e caminhonetes, que incluem exportações no varejo, vendas internacionais e vendas no mercado interno, acumularam 1.269.164 unidades, o que representa um aumento de 3,5% em comparação ao total comercializado em 2006.

Por região, as vendas da Kia em 2007 subiram 5,1% na América do Norte, com 340.293 unidades comercializadas, enquanto na Europa o incremento foi de 4,3%, com 343.090 veículos vendidos. Na China, Coréia e outros mercados, a empresa comercializou respectivamente 114.601 (queda de 11,8% ante 2006), 272.330 (alta de 0,6%) e 198.850 (alta de 15,2%) unidades.

Em dezembro, as vendas mundiais da Kia subiram 2,2% em comparação ao mesmo período de 2006, totalizando 112.830 veículos. A Europa e os Outros Mercados deram um retorno significante em 2007, comercializando 19.244 (alta de 31,4%) e 30.047 (alta de 22,7%) unidades, respectivamente.

No mesmo período, América do Norte, China e Coréia também venderam 25.946 (queda de 17,3%), 12.586 (alta de 4,7%) e 25.007 (queda de 10,2%), respectivamente.

Em 2007, o modelo mais vendido da Kia nos mercados internacionais pelo segundo ano consecutivo foi o Cerato (ou Spectra em alguns mercados), com 186.561 unidades vendidas, seguido pelo Sportage (130.733 unidades), pelo Rio (119.993 unidades) e pelo Picanto (119.799 unidades). O cee’d e o Sorento disputaram o quinto lugar na classificação da marca, com 89.510 e 89.471 unidades comercializadas, respectivamente.

O cee’d, primeiro veículo da Kia projetado e construído por europeus, teve um período inicial de 12 meses memorável na Europa e foi o veículo de origem coreana com mais premiações no continente em toda a história automotiva, conquistando oito prêmios nacionais de “Carro do Ano” e obtendo a primeira posição em mais de 30 testes comparativos realizados na estrada, além de receber outros inúmeros títulos da imprensa local.

O modelo também ajudou a elevar o número de veículos de passeio da Kia comercializados no mercado internacional. Em 2007, o total de vendas internacionais da Kia atingiu 596.412 carros de passeio, subindo 8,2% sobre os números de 2006. Após a Kia reduzir a ênfase dada aos veículos comerciais, os RVs mostraram um crescimento de 2,3%, com 367.020 unidades comercializadas. Levando em consideração as vendas de veículos comerciais, o incremento nas vendas internacionais da Kia sobe para 5,9%.

Hyoung-Keun Lee, vice-presidente da Kia Motors Corporation, afirmou que “Após um início relativamente lento no primeiro semestre, 2007 foi um ano de desempenho sólido para a Kia Motors. Foi um ambiente difícil para o varejo de automóveis e, na América do Norte, por exemplo, mesmo com o que havia sido considerado como as piores vendas para a indústria em uma década, a Kia mostrou um ritmo consistente e sólido de crescimento”.

“A maior parte das flutuações da Kia neste ano pode ser explicada pelos padrões de consumo ligados à retirada de modelos do mercado e à apresentação de novos. Mesmo assim, um dos grandes diferenciais da marca em 2007 foi o sucesso do cee’d na Europa, cujas vendas tiveram um forte desempenho a partir da metade do ano”.




OBSERVAÇÕES:
* As vendas globais da Kia Motors são baseadas nas exportações de unidades CBU no varejo, nas vendas de fábricas internacionais e nas vendas do mercado interno coreano.
** Inclui os números dos mercados da Europa Ocidental e do Leste Europeu.
*** Outros mercados incluem as regiões das Américas Central e do Sul, Ásia e Pacífico e Oriente Médio e África.

A Kia Motors Corporation (www.kia.com) – uma das fabricantes de automóveis que mais crescem no mundo – foi fundada em 1944 e é a fabricante mais antiga de veículos motores da Coréia. Como parte do grupo Hyundai-Kia Automotive Group, a Kia Motors deseja se tornar uma referência mundial entre as marcas automotivas. As 12 plantas de operações de manufatura e montagem da Kia em 8 países produzem mais de 1,3 milhões de veículos anualmente, os quais são vendidos e assistidos através de uma rede de distribuidores e autorizados que cobrem 165 paises. Atualmente, a Kia tem mais de 33.000 empregados e faturamento anual de quase $19 bilhões. É o maior patrocinador do Aberto de Tênis da Austrália, e patrocinador oficial da Copa Davis. De 2007 a 2014, a Kia será parceira automotiva oficial da FIFA – o órgão diretor da Copa do Mundo da FIFA – assim como um parceiro EUROTOP da UEFA. O slogan de marca da Kia Motors Corporation - “O Poder de Surpreender” – representa o compromisso global da companhia de superar às expectativas do consumidor através da contínua inovação automotiva.

Desde 1992 a montadora sul-coreana atua no mercado brasileiro representada pela Kia Motors do Brasil que conta, além de sua sede, com um Centro Nacional de Distribuição de Peças - CNDP, onde mais de 67.000 itens originais para reposição estão estocados para atendimento a todos os modelos comercializados. Possui ainda uma rede de concessionárias distribuída estrategicamente, e em fase de reestruturação e expansão, por todas regiões do país. Mais de 100.000 unidades de veículos Kia já circulam com clientes brasileiros. Os modelos comercializados no país atualmente são o comercial leve Bongo, o compacto Picanto, os sedãs Cerato, Magentis e Ópirus, os utilitários esportivos Sportage e Sorento, e a minivan Carnival. A confiança na qualidade de seus produtos permite a Kia Motors comercializar sua linha de passeio no Brasil, desde 2007, com 5 anos de garantia sem limite de quilometragem e 10 anos contra perfuração de chapa. O comercial leve Bongo possui garantia de 3 anos ou 100.000 quilômetros.