Notícias

Home Notícias

Confira as últimas novidades sobre a Kia Motors do Brasil no mundo automobilístico.;
ASSUNTO
DATA
Kia Motors formaliza queixa no Conar contra Hyundai Caoa
11/03/2009
A Kia Motors do Brasil registrou hoje no Conar - Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária queixa contra a Hyundai Caoa do Brasil, importadora e distribuidora da montadora sul-coreana Hyundai no mercado brasileiro, responsável pela veiculação do anúncio intitulado "Tucson Imbatível", no qual - ao listar seus principais concorrentes - deixa de mencionar o Kia Sportage, montado sobre a mesma plataforma do Hyundai Tucson, induzindo o leitor e o consumidor a equívocos mercadológicos. O subtítulo do anúncio atribui ao Tucson "1º lugar em vendas de SUV Premium em 2008" (fonte: Fenabrave - Emplacamentos - janeiro a dezembro de 2008) e, na sequência, a lista dos oito primeiros: Hyundai Tucson, Mitsubishi Pajero (TR4 + Sport + Full), Honda CR-V, Toyota SW4, Chevrolet Captiva, Land Rover Free Lander, Toyota RAV4 e Jeep Cherokee, sem mencionar quantidades e o seu principal concorrente, o Kia Sportage. Na realidade, de acordo com a Fenabrave, o ranking na categoria SUV relaciona, por ordem quantitativa, o Ford EcoSport (44.179 unidades), Hyundai Tucson (19.643), Mitsubishi Pajero (18.124), Chevrolet Tracker (8.698), Honda CR-V (8.164), Kia Sportage (7.106), Toyota SW4 (7.024) e Chevrolet Captiva (4.747). Os veículos, no entanto, que podem ser comparados entre si, com base em motorização (gasolina/diesel), tamanho, potência de motor e outros itens de série, o segmento conta com os modelos Ford EcoSport, Hyundai tucson, Chevrolet Tracker, Honda CRV, Kia Sportage e Chevrolet Captiva. Neste caso, o ranking mostra o Ford EcoSport em 1º, com 44.179 unidades, Hyundai Tucson (19.643), Chevrolet Tracker (8.698), Honda CRV (8.164), Kia Sportage (7.106) e Chevrolet Captiva (4.747). "Entre os 6 SUVs mais vendidos, com iguais características, o Kia Sportage é o foi o quinto mais emplacado em 2008. No entanto, a concorrente utiliza-se de má fé, ao excluir o modelo. Atuamos em um país de livre concorrência, mas o que dá para admitir é desonestidade comercial", denuncia Gandini, para quem esta prática da Hyundai Caoa vem ocorrendo há vários anos. "A partir de agora, porém, vamos acionar os fóruns competentes sempre que necessário", afirma. Além disso, induz ao erro do leitor e do consumidor o fato de a Hyundai Caoa atribuir o "1º lugar Quatro Rodas - a maior autoridade em pesquisa de qualidade e satisfação dos consumidores no Brasil", na medida em que esta premiação do Tucson é referente à "melhor compra de usados".