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Kia Motors revela mais detalhes do híbrido plug-in Kia Ray
17/02/2010
Revelado na semana passada no Salão do Automóvel de Chicago 2010, o conceito Kia Ray Híbrido Plug-in demonstra que a Kia Motors está avançando no programa global de pesquisa de combustíveis alternativos e conjuntos moto-propulsores, e na sua sub-marca chamada EcoDynamics , com intuito de desenvolver tecnologias inovadoras de redução de consumo de combustíveis e de emissões. Recentemente, a marca EcoDynamics deu um grande passo a frente com a introdução do Kia Mohave Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV), seguido do Cerato LPI Híbrido, do Kia cee d híbrido a gasolina e do Kia Sorento Híbrido twin-turbo diesel.

O conceito Kia Ray é uma união ousada entre design e engenharia, uma vez que o mundo exige veículos mais eficientes, que combinem linhas sofisticadas e elegantes com funcionalidade e economia de combustível. O Ray apresenta um sedã compacto futurista de quatro lugares baseado na plataforma do Kia Cerato e demonstra uma perspectiva de veículo híbrido plug-in da Kia. Projetado com pouco peso e materiais reciclados, bem como com células solares hexagonais embutidas no painel de vidro do teto que lhe dá iluminação extra ou sistema de controle climático, o Kia Ray é o quinto veículo do Centro de Design Kia da América (KDCA) em Irvine, Califórnia. Os mais recentes projetos da KDCA foram os premiados modelos Kia Soul, Cerato, Cerato Koup e novo Sorento.

"É importante imaginar no início do processo de design o que as pessoas vão querer no futuro a partir de uma perspectiva ecologicamente correta", disse Peter Schreyer, Diretor de Design da Kia Motors Corporation. "As pessoas querem reduzir o impacto ambiental. Ser ecológico não tem mais de ser uma afirmação óbvia e o Kia Ray exemplifica uma mistura viável do que há de moderno e ecológico para os consumidores ambientalmente conscientes de hoje".

O elegante e aerodinâmico Ray combina design e engenharia para uma máxima eficiência, incorporando superfícies limpas e lisas e minimizando bordas desnecessárias, possui um perfil fluido e traseira alongada sob uma tampa traseira ligeiramente elevada para reduzir o arrasto aerodinâmico, controles touch-screen, direção drive-by-wire, teto solar revestido de vidro e uma bateria de lítio-polímero - itens indicadores da tecnologia do futuro da Kia Motors. Como um híbrido plug-in, o Ray é projetado para alcançar distâncias de mais de 80 quilômetros usando seu motor elétrico com uma única carga, e tem um índice de economia de combustível de mais de 85,9 quilômetros por litro, e uma autonomia total de 1.200 km.

Como parte da marca EcoDynamics , da Kia Motors, o conceito Ray demonstra uma visão única para veículos que chamam a atenção para o objetivo de reduzir o impacto ambiental. Os modelos Kia que trarão a marca EcoDynamics serão projetados para oferecer benefícios ambientais significativos. Estes veículos também terão um design esportivo, divertido de se dirigir e de forte apelo para os jovens de espírito.

Design exterior inspirado em aeronaves - O EcoDynamics é a filosofia de design aplicada para fazer o conceito Kia Ray funcional e de aparência marcante. Um mono-volume de perfil mais baixo e uma silhueta forte e arredondada dão ao conceito Kia Ray propriedades aerodinâmicas melhores do que em veículos híbridos de perfil mais alto. Materiais fortes e leves são utilizados para apoiar a filosofia EcoDynamics , começando com um emblema Kia em LED coberto com uma única peça de vidro que se estende sobre o capô e uma outra peça de vidro que se estende desde o para-brisa até a traseira para oferecer aos ocupantes uma sensação de local espaçoso e arejado. Uma tela indicadora da carga da bateria na cor branca azulada é montada na parte frontal, promovendo o conceito futurista de design do Kia Ray.

Uma cabine afilada de vidro e uma traseira mais alongada melhoram a aerodinâmica, enquanto a redução do arrasto aerodinâmico é alcançada através de uma peça única, integrada sob o veículo, além da largura do pneu estreita e do design também aerodinâmico da roda. As luzes frontais deslizam para o lado para criar aberturas para a entrada de ar quando o motor a gasolina está sendo usado e uma tampa móvel em formato de U se estende da parte traseira do veículo em altas velocidades para melhorar o coeficiente de arrasto aerodinâmico. Em vez de espelhos retrovisores e puxadores das portas, câmeras detectoras de movimento são montadas niveladas com a carroceria para procedimentos de mudanças de faixas seguras e abertura de portas. O resultado é uma estrutura aérea sobre rodas. A abertura da porta da frente apresenta um design que permite a facilidade de entrada. As estudadas linhas das portas traseiras com dobradiças articuladas melhoram a entrada e a saída.

O Ray emprega a nova tecnologia cool car ou carro refrigerado , em tradução livre, que inclui filmes nano-laminados e materiais de vidro especialmente aplicados ao conceito para reduzir drasticamente o calor solar e ajudam a manter o interior fresco, reduzindo a utilização do ar condicionado e as emissões que causam efeito estufa. Quando o veículo estiver estacionado ao sol, as células solares fornecem uma carga-lenta , que alimenta o ventilador de refrigeração para reduzir a temperatura interior.

Interior claro e arejado - Usando o elemento natural do ar como o foco do design para expressar uma sensação pura, refrescante, respirável e leve, o interior do Ray é composto de materiais ecológicos reciclados em tons de branco para oferecer aos passageiros uma sensação de frescor, ao mesmo tempo em que refletem o calor do sol, mantendo a temperatura baixa e reduzindo a necessidade de utilização de ar condicionado.

Materiais frescos e sustentáveis, como o piso de lã, se unem para criar uma cabine simples, porém sofisticada e confortável, com uma tela de instrumentos touch screen, junto com botão de partida e indicador de troca de marchas também touch screen. O painel central contém o novo Kia UVO, desenvolvido em parceria com a Microsoft®, um avançado sistema de informação e entretenimento que fornece aos usuários controles através de voz e toque para um manejo simples de arquivos de música e facilidade de operar o celular sem as mãos.

Além da já citada lista de recursos de tecnologia ecológicos, o Ray também emprega o novo sistema GreenEdgeT, da Infinity® Áudio, completo com alto-falantes que reduzem o consumo de energia e dissipação e contam com melhor desempenho acústico e uma melhor sinergia entre amplificador, falante e o veículo. O amplificador utilizado também reduz o consumo de energia ocioso em 50% em relação aos falantes Infinity atuais e emprega um design de menor dissipação para uma economia significativa no peso total.

Com enfoque em reduzir o peso através dos materiais, a forma hexagonal pode ser encontrada em toda a cabine, usada também como um elemento de design. Usada nas inserções das portas e assentos, uma malha leve e respirável serve para reduzir o peso total, bem como é um elemento de design exclusivo. Outros materiais encontrados na cabine são suaves ao toque, com um acabamento fosco, incluindo couro branco, oferecendo uma sensação mais luxuosa e tornando o interior mais convidativo e tranquilo. A lã dá ao piso um toque de aconchego e é ecológica, proveniente de um recurso renovável. Os tapetes do Ray são incorporados ao desenho do piso, reduzindo consideravelmente a quantidade de material usado.

Arquitetura híbrida - O conceito Ray é projetado para ser alimentado por um motor todo em alumínio de 153 hp, injeção direta de gasolina (GDI) 1,4 litro acoplado a uma transmissão continuamente variável (CVT), utilizada em combinação com um motor elétrico de 78 Kw. Dependendo das condições de condução, a potência é enviada para as rodas utilizando o motor a gasolina, o motor elétrico ou ambos. O conceito Ray tem tração dianteira com suspensão independente nas quatro rodas.

Promovendo a inovação EcoDynamics , o sistema avançado do conceito Ray é equipado com sistema moto-propulsor com gerenciamento alternativo para economia de energia e um indicador para mudança de marchas up/down para incentivar uma condução econômica. Customizado com baixa resistência ao rolamento com um padrão de hexágono, pneus de perfil baixo, aro 20 polegadas (195/50R20), também melhoram a eficiência do Ray.