Notícias

Home Notícias

Confira as últimas novidades sobre a Kia Motors do Brasil no mundo automobilístico.;
ASSUNTO
DATA
Novo Kia Sportage recebe certificado ambiental ISO 14040
13/09/2010
O novo Kia Sportage recebeu um certificado ambiental reconhecido internacionalmente por seguir as rigorosas avaliações em todos os aspectos ambientais, da produção ao dia a dia, passando pela reciclagem. A TÜV Nord certificou que a terceira geração do SUV cumpre com os rigorosos padrões ambientais da avaliação do ISO 14040. A inspeção realizada pela prestigiada organização certificou o bom equilíbrio ecológico do veículo e o progresso ambiental significativo feito em relação ao modelo anterior.

Uma das melhorias ambientais relevantes do novo Sportage inclui a redução significativa do peso do veículo. Apesar de a terceira geração do SUV ter aumentado em comprimento para 4,44 metros (um aumento de 9 cm), o peso foi reduzido entre 87 e 160 kg, dependendo das especificações do carro. O novo Sportage utiliza as últimas tecnologias de economia de combustível, como por exemplo o sistema start-stop.

"O certificado de equilíbrio ecológico para o novo Kia Sportage é mais uma prova da bem sucedida estratégia ambiental da Kia Motors", comentou Sun-Young Kim, presidente da Kia Motors Europa. "Nossos centros de Pesquisa & Desenvolvimento possuem conhecimentos abrangentes na área de tecnologias ambientalmente amigáveis, e nossas modernas fábricas trabalham para os mais elevados padrões ecológicos. Vamos continuar a usar essa força para garantir que os nossos carros sejam cada vez mais ecológicos de geração em geração".

O novo Sportage distribuído para a Europa é produzido na planta europeia da Kia em Zilina, na Eslováquia, enquanto o modelo produzido para os outros mercados ao redor do mundo é produzido em Gwangju, na Coreia do Sul. A fábrica de Zilina foi certificada segundo a norma ISO 14001 em 2007 e recebeu um certificado de instalação ambientalmente amigável; a fábrica da Kia em Gwangju foi certificada pelo ISO 14001 em 2003. Muitas das tecnologias de produção e gestão de resíduos em operação na planta de Zilina estão entre as mais modernas do mundo.

ISO 14040 Avaliação do Ciclo de Vida

A norma ISO 14040 descreve os princípios e enquadramentos para uma avaliação comparativa do ciclo de vida de um produto específico (ACV). Para carros, ela inclui a análise do consumo de energia e de emissões e a avaliação de todo o impacto do ciclo de vida com base em todos os dados, a partir de matéria-prima e componente de produção até a produção na fábrica de automóveis e a reciclagem. O impacto ambiental é avaliado e as melhorias no modelo anterior são mostradas em um gráfico.

TÜV Nord

A história da TÜV (Associação de Inspeção Técnica) tem suas raízes no século 19. A TÜV Nord, que tem sede em Hanover, na Alemanha, tem mais de 10.000 funcionários em 70 países. As atividades da empresa variam de inspeções técnicas em centrais elétricas, aeronaves e veículos para padrões de segurança alimentares e de alimentação de animais e certificação de sistemas de gestão da ética.

Foto: Entrega do certificado ISO 14001 pelo Dr. Winfried Hirtz, chefe do departamento de certificação PEFC Management Systems da TÜV Nord para o diretor-gerente do Centro europeu de Pesquisa e Desenvolvimento em Rüsselsheim, Seungwook Yang.