Bebê conforto: meses, posição e transição para cadeirinha

- Se você é do tipo que se pergunta até quantos meses é preciso usar o bebê conforto, venha entender essa resposta e a importância à segurança do bebê!

Ter um bebê é algo que pode mudar a vida das pessoas em muitos aspectos. Além de todo o lado sentimental envolvido, é preciso preparar outros fatores. Esse artigo trata de uma adequação pertinente à vida dos adultos mas que está diretamente relacionado à vida do bebê. Estamos falando do bebê conforto.

Bebês nos causam diversas sensações relacionadas a cuidado e atenção. Esse tipo de preocupação é natural e faz parte dos nossos sentidos de preservação de espécie.
Ter um bebê conforto instalado no carro é uma das melhores maneiras de preservar a segurança dos bebês. 

Até porque bebês não costumam vivenciar experiências arriscadas no começo da vida. Sendo assim, o trânsito acaba sendo um dos maiores riscos que um bebê pode enfrentar. Principalmente se considerarmos que não temos controle sobre as ações dos outros motoristas.

Instalação do bebê conforto

Como todos sabem, o bebê conforto é um item prioritário na vida de um bebê. Tanto é que costuma ser um dos principais gastos de um enxoval. Mas não adianta simplesmente possuir um dispositivo de retenção. É preciso saber como instalar e usar adequadamente o seu bebê conforto.
backgroundImageAlt

Leia os manuais

Tanto o bebê conforto quanto o próprio carro contam com guias de instalação. A leitura desses documentos pode responder a várias dúvidas básicas. 

Fixação

Conferir a fixação do bebê conforto é um dos aspectos mais importantes a respeito desse assunto. Se for usar o cinto de três pontos, confira se o cinto está firme e se ele tem o tamanho adequado. Se seu carro for um modelo antigo, será necessário a troca desse item.

Mas o ideal mesmo é usar o sistema Isofix. Com esse sistema a cadeirinha é presa através de ganchos de metal. Com dois ganchos na base e um na parte superior do assento, a segurança do bebê aumenta consideravelmente.

Atualmente, todos os veículos de passeio da KIA em comercialização são equipados com ao menos um ponto de fixação ISOFIX, como o Sportage, Rio, Cerato, Sorento, Carnival e Stinger.
O KIA CARNIVAL é atualmente o nosso modelo que mais oferece pontos de fixação do Isofix. Com três posições de fixação, o Kia Carnival é o carro ideal para as famílias grandes e que precisam de espaço de sobra.

Airbag

Não é permitido ter airbag funcionando na posição onde fica o bebê conforto. Se o seu carro tiver, será necessário desativar.

De costas

O começo do uso do bebê conforto deve ser na posição contrária a dos outros passageiros. Então para a segurança do bebê, ele viaja virado para o banco de trás, e de costas para o motorista.

Prazos limites do bebê conforto e da cadeirinha

Uma das maiores dúvidas dos pais é a respeito do prazo para a mudança de posicionamento.

Primeira etapa: de costas

Como acabamos de mencionar, aqui no Brasil o bebê conforto deve começar a ser usado de costas. Essa posição é recomendada para crianças de até um ano de idade.
Além do tempo, um limite de peso também ajuda na delimitação. O valor definido atualmente é de 13 quilos.

Mas lembre-se que essa é uma recomendação geral. O jeito mais seguro de usar o seu bebê conforto é seguindo as orientações de tamanho e peso do manual.

Atenção a bebês grandes
Se o seu bebê ultrapassar os limites de altura e peso do bebê conforto, será necessário se adaptar. Você precisará de uma cadeira reversível. Porque ao mesmo tempo que ela precisa se adequar ao tamanho e peso do bebê, ela também precisa ter a possibilidade de ser instalada de costas.

backgroundImageAlt

Segunda etapa: de frente

Normalmente a mudança para a posição de frente acontece entre 1 e 2 anos de vida do bebê. Nesse período de transição é quando se costuma trocar o bebê conforto pela cadeirinha (poltrona).

De maneira geral, a cadeirinha é usada até a criança ter 4 anos de idade ou 18 quilos.
Mas nesse caso também vale a determinação prevista no manual da cadeirinha. Consulte para confirmar a altura e o peso limite do seu dispositivo específico. 

Bebês diferentes podem ter tamanhos diferentes em épocas diferentes. Por isso, seguir altura e peso é mais importante para a segurança do que a idade.

Última etapa: assento de elevação

Dos 4 aos 7 anos a criança já está maior. Além do tamanho, sua capacidade de entendimento também já evoluiu. Nessa época ela também começa a sentar-se de maneira similar aos adultos, mas diferenciando-se com o assento elevado. 

O uso do cinto de três pontas vai, além do assento, segurar o corpo da criança também.

Segurança em primeiro lugar

Muitas vezes fazemos as coisas com o cérebro no “modo automático” sem prestar atenção total na atividade. Mas o uso do bebê conforto não pode ter detalhes deixados de lado. Usar todos os assentos de forma adequada pode ser essencial para a preservação da saúde e da vida do bebê. Principalmente, no período de uso do bebê conforto.

Um bebê de até 2 anos que estiver posicionado de costas no equipamento tem 75% menos chance de sofrer consequências graves (ou fatais) em um acidente. 

Para você ter uma ideia, quando acontece um acidente com crianças, a lesão mais recorrente é a craniana. Se um bebê estiver sentado de frente, mesmo que esteja bem preso, seu pescoço e sua cabeça serão jogados para a frente. A cabeça do bebê é grande em relação ao seu corpo, mas a estrutura óssea do pescoço ainda não está preparada para ajudar a absorver impactos de grande magnitude.

Se o bebê estiver de costas, o impacto causa aproximadamente cinco vezes menos pressão no pescoço. Isso acontece porque a batida, nesse caso, empurra a criança contra o interior do seu assento.

Entendeu até quando se usa o bebê conforto?

Esperamos ter fornecido dicas úteis para aumentar a segurança da sua família. 

Se você conhece alguém que anda de carro com bebês, faça sua parte pela segurança e compartilhe esse artigo! Aproveite e veja também a instalação do bebê conforto e  o que é isofix!