O que é transmissão automática? Quais as suas vantagens?

Você já sabe o que é transmissão automática? Venha entender como funciona, o que significa cada letra e quais as vantagens desse tipo de transmissão.

Em vários países a transmissão automática é muito popular há bastante tempo. No Brasil, até um tempo atrás esse tipo de automatização ainda era um sinal de luxo ou conforto adicional. Mas as coisas mudaram e hoje em dia metade dos carros fabricados no Brasil têm algum tipo de câmbio automático. 

São muitas as vantagens neste tipo de transmissão para quem está dirigindo. A começar pela ausência do pedal de embreagem, obrigatório nos câmbios manuais. Para você ter uma ideia melhor sobre o que é transmissão automática, continue lendo esse artigo!

O que é transmissão

Antes de entrar nos detalhes específicos da transmissão automática, que tal aprender sobre o sistema de transmissão de maneira geral em um automóvel? Em suma, a transmissão é a encarregada de fazer com que a força do motor chegue até as rodas do carro. É com essa força do motor, chamada de torque, que as rodas giram e o carro anda.

A maioria dos carros conta com quatro marchas para andar em frente - podendo ter uma a mais ou a menos. E, além disso, também conta com uma marcha excepcional para andar para trás, a famosa marcha ré.
A transmissão dos carros funciona de maneira similar a das bicicletas. Um conjunto de engrenagens determina quanta força é transmitida para as rodas. Quando a marcha é trocada, o conjunto de engrenagens muda também.

backgroundImageAlt
  • - Ainda sobre segurança, a troca de marchas automática pode ajudar em momentos cruciais

E o que é transmissão automática?

A transmissão automática é um sistema que permite ao motorista não precisar fazer a troca de marcha manualmente. Com esse sistema, o próprio carro consegue “perceber” quando a marcha precisa ser trocada e realiza a mudança.

Com esse sistema, o carro não precisa de embreagem. Assim, além de não ser necessário se preocupar com as marchas, o motorista também tem um pedal a menos para se preocupar.

A transmissão automática ocorre com o uso de engrenagens planetárias. Elas são engrenagens que se encaixam ao redor de outras engrenagens, como se estivessem em órbita, daí o nome.

E a transmissão automatizada?

Quando a transmissão é automatizada, o que acontece na verdade é uma mistura entre o sistema automático e o manual. A parte que se parece com o sistema automático é a respeito da usabilidade para o motorista. Muita gente que dirige carro com câmbio automatizado pode achar que seu carro é automático. Isso porque a parte prática para quem está atrás do volante é realmente parecida, quase igual. 

A parte que se parece com o câmbio manual é a própria caixa de câmbio. A diferença é que nessa caixa de câmbio manual existem atuadores hidráulicos capazes de acionar a embreagem. Esses atuadores hidráulicos funcionam com comandos eletrônicos. Isso faz com que essa tecnologia precise da eletrônica embarcada para funcionar.

O câmbio automatizado é extremamente popular entre veículos de transporte como caminhões pesados. Mas, voltando a falar de carros, é importante lembrar que alguns motoristas conseguem perceber a diferença. Com um pouco de atenção ou experiência é possível notar um comportamento um pouco diferente na estrada.

Vantagens da transmissão automática

As vantagens da transmissão automática podem ser divididas entre as categorias conforto, segurança e economia. Confira mais detalhes:

Conforto
Falar sobre conforto é falar sobre a experiência do motorista enquanto dirige. 
Ao dirigir um carro com câmbio automático o condutor não precisa trocar de marchas. Isso significa que ele não precisa usar a mão direita no câmbio e nem o pé esquerdo na embreagem. Dessa forma, dirigir fica muito mais confortável, especialmente no trânsito pesado das grandes cidades.

Segurança
Um ponto que levantamos sobre conforto acaba se refletindo na segurança também. Por não precisar usar o câmbio e a embreagem, o motorista pode ficar mais atento a outros aspectos da direção.

Outra questão a respeito da segurança é que sobre estacionar e mudar o câmbio para a posição “P”. Mesmo que esqueça de puxar o freio de mão, basta colocar na posição “P” para manter o carro parado.

Ainda sobre segurança, a troca de marchas automática pode ajudar em momentos cruciais. Em uma descida de serra, por exemplo, o sistema escolhe a melhor marcha possível. Além disso, as ultrapassagens também ficam mais seguras. Isso porque o simples fato de pisar fundo no acelerador faz o carro “entender” que você precisa de mais potência.

Economia
Ao mesmo tempo que a troca de marchas no momento adequado ajuda na segurança, ajuda também na economia. Primeiro porque o uso adequado do veículo como um todo diminui o desgaste e, consequentemente, os gastos com manutenção também. 

Em segundo lugar porque ao dirigir com a melhor marcha possível também resulta em economia de combustível.

backgroundImageAlt
- Além da praticidade da transmissão automática, o Kia Sorento possui um design incomparável internamente

Entenda o que é cada letra da transmissão automática

Se você nunca dirigiu um carro com transmissão automática pode não ter familiaridade com aquelas letrinhas. Então fique atento para entender cada uma:

• D - Drive ou Dirigir - Essa é a posição para dirigir normalmente. É quando está no D que a marcha vai “da primeira até a quinta”, como motoristas de câmbio manual diriam.
• R - Reverse ou Ré - Essa é a posição mais óbvia. Coloque no R quando quiser fazer o carro andar para trás.
• N - Neutral ou Neutro - Posição equivalente ao ponto porto, ou seja, sem nenhuma marcha engatada.
• P - Park ou Parar* - Essa é a posição para quando você estaciona o carro. É nessa posição que você liga e desliga o veículo.

* Observação: a tradução de “park” seria “estacionar”, mas usamos uma palavra com a letra P para ser mais fácil memorizar.

Entendeu o que é transmissão automática?

Esperamos que você tenha entendido o que é e quais são as vantagens da transmissão automática.

Se você conhece alguém pensando em trocar de carro, compartilhe esse artigo!