Saiba como dirigir carro automático em qualquer lugar sem mistério

Os carros automáticos estão cada vez mais presentes nas ruas do Brasil. Confira nosso artigo sobre como dirigir carro automático em qualquer lugar.

Os carros automáticos estão se tornando cada vez mais presentes nas ruas do Brasil. A tecnologia, que no passado já foi considerada um diferencial de luxo, hoje é considerada como corriqueira nos automóveis de qualquer categoria. Saber como dirigir carro automático passou, então, a ser uma questão importante para quem pensa em fugir do câmbio manual.

Entender como dirigir carro automático só parece difícil antes do aprendizado de fato. Entre as pessoas que já dirigem um, é quase unânime a ideia de que é bem mais fácil.

Mas se é mais fácil, então o que é necessário aprender? Confira todas as dicas nesse post!


O que significa cada letra

A primeira dúvida de quem olha um câmbio automático pela primeira vez é entender aquelas letras. Para saber como dirigir carro automático, é importante compreender que você não precisa mais se preocupar com as marchas. Basta saber o lugar certo para posicionar a alavanca do câmbio automático. Para isso, é fundamental saber o que significa cada letra.

D - a letra D, do inglês “drive”, indica a posição de dirigir. É nessa posição que o diferencial do automático do câmbio se mostra na prática, já que é dirigindo que ele troca as marchas sozinho. Essa é a posição mais usada no dia a dia. Com o câmbio no D, tudo o que você precisa fazer é usar os pedais de acelerador ou freio para mudar a velocidade. A troca de marcha acontece sozinha e, às vezes, de forma imperceptível.
P - a letra P, do inglês “park”, que significa estacionar, indica a posição de ficar parado. Sempre que você estacionar seu carro automático, o câmbio deve ir para a posição P. Mas lembre de só colocar no P depois que o carro já estiver completamente parado. Se você colocar no P com o carro ainda em movimento pode sentir um solavanco. Depois de parar o carro e colocar o câmbio no P, é só puxar o freio de mão.
R - a letra R, do inglês “reverse”, indica a posição da ré. Para engatar a ré é importante que o carro esteja completamente parado. O efeito de posicionar o câmbio no R se o carro estiver em movimento pode ser ainda pior do que colocar no P. 
N - a letra N, do inglês “neutral”, indica a posição neutra. Essa posição seria o equivalente ao que você provavelmente conhece por “ponto morto”. É quando não tem nenhuma marcha engatada. O que difere o N do P é que enquanto o P serve para estacionar, o N serve para emergências. Com o N é possível movimentar o carro, o que pode ser importante para empurrar ou rebocar, por exemplo.

backgroundImageAlt
- A direção automática do Kia Stinger é a união perfeita entre conforto, praticidade e potência

Como dirigir carro automático

Agora que você já entendeu o significado das letras do câmbio, sabe quando usar cada uma delas. Podemos, então, passar para a explicação sobre como dirigir carro automático.

Ligando o carro

Ligar um carro automático tem uma pequena diferença em relação ao convencional: o pedal de freio. Para ligar o carro você precisa estar com o pé apertando o freio.

Esqueça o pé esquerdo

Como você não precisa passar marcha, o carro automático não tem embreagem. Isso significa que, pelo menos no começo, é mais fácil você não usar o pé esquerdo para nada. Alguns motoristas gostam de usar o pé direito no acelerador e o esquerdo no freio. Isso pode até ser prático, mas de preferência não faça isso no começo do aprendizado.

Posicione a perna esquerda

Se você concordar com a dica anterior, então pode achar útil posicionar a perna esquerda de forma diferente. Uma boa dica é deixar o joelho mais dobrado ou a perna mais aberta. Isso porque mesmo concordando em não usar o pé esquerdo, pode ser que você tente usar sem querer, por hábito. Até que você se livre da memória muscular de usar a embreagem, essa dica pode ajudar com a segurança.
backgroundImageAlt
- O Kia Rio, nosso hatch, também possui direção automática – além de um espaço interno repleto de conforto

Ajuste o câmbio

Chegou a hora de começar a dirigir. Se você precisa dar a ré, mude o câmbio do P para o R. Se você já pretende sair dirigindo para a frente, pode mudar do P direto para o D. 

Solte o freio de mão

Depois de ajustar o câmbio na posição adequada, chegou a hora de soltar o freio de mão. Nesse momento é fundamental você estar com o pé no pedal de freio, pois o carro pode começar a andar sozinho.

Atenção com o pedal de freio

Se o câmbio estiver no D ou no R, seu pé deve estar pressionando o pedal de freio. Mesmo que você não encoste no acelerador, tirar o pé do freio pode fazer o carro começar a andar. Os carros automáticos costumam ter uma aceleração constante, mesmo que baixa. 
Se você descuidar, o carro andando sozinho pode causar um acidente.

O freio na hora de parar

A dica anterior não é pertinente apenas no momento de ligar o carro e começar a andar. Na hora de parar também é crucial ficar atento ao pé no freio. Ao estacionar em algum lugar, por exemplo, se você parar o carro e tirar o pé do freio antes de mudar o câmbio para o P, o carro pode ir para a frente, sair da vaga e bater em alguma parede ou outro veículo.

Em cruzamentos e semáforos a situação é ainda mais delicada. Se você parar o carro e tirar o pé do freio, ele pode andar para a frente e causar um acidente.

Ajuste o câmbio novamente

Depois de estacionar o carro, então, o que você precisa fazer é colocar o câmbio na posição P. Depois disso, então, puxar o freio de mão e aí sim desligar o carro.

Já sabe como dirigir carro automático?

Esperamos que você tenha entendido como dirigir carro automático. Não esqueça que o câmbio não transforma ninguém em bom motorista. Então, mantenha os cuidados normais: ajuste os espelhos, use o cinto de segurança e respeite as leis de trânsito!


Conheça os carros da Kia que possuem transmissão automática: Kia Rio, Kia Cerato 2.0, Kia Sportage, Kia Sorento, Kia Stinger e Kia Grand Carnival