Notícias

Home Notícias

Confira as últimas novidades sobre a Kia Motors do Brasil no mundo automobilístico.;
ASSUNTO
DATA
Kia Soul e Venga obtêm certificação ambiental internacional
01/12/2010
A Kia Motors anunciou na última segunda-feira que o crossover Soul e o modelo europeu Venga receberam o Ciclo de Vida 14040 (LCA), certificado da empresa alemã TÜV NORD em reconhecimento ao cuidado com o ambiente. O certificado LCA indica que o Soul e o Venga são veículos ecológicos que levam em consideração o ambiente durante todo seu ciclo de vida.

A Kia Motors tem, atualmente, quatro modelos (cee d, Sportage, Soul e Venga) oficialmente reconhecidos por cumprirem as normas ambientais internacionais. Em 2008, o modelo europeu Kia cee d tornou-se o primeiro veículo coreano a obter um certificado LCA e um certificado Design pelo Ambiente (DfE) da TÜV NORD. Mais recentemente, o novo Sportage recebeu o ISO 14040 na avaliação do ciclo de vida feita pela TÜV Nord, em setembro de 2010.

A certificação ambiental é basicamente dividida nas categorias de design ecológico (ISO 14062) e avaliação do ciclo de vida (ISO 14040). O certificado LCA é apresentado com base na avaliação do potencial de impacto sobre o meio ambiente. As emissões são quantificadas ao longo do ciclo de vida do veículo, abrangendo desde a aquisição de matérias-primas e fabricação até a utilização e o descarte.

Os últimos resultados da LCA indicam que o Soul e o Venga emitem 9,3% e 10,5% menos CO2, respectivamente, durante seus ciclos de vida em relação a modelos equivalentes, com base em uma distância de direção de 150 mil km.

A planta da Kia em Gwangju, na Coreia, onde o Soul é fabricado, e a planta da Eslováquia, onde o Venga é produzido, obtiveram a certificação ambiental ISO 14001 em 2003 e 2009, respectivamente. Os últimos certificados LCA da TÜV NORD reafirmam a característica ambiental das instalações de produção.

As medidas tomadas pela Kia Motors desde o projeto de um novo carro e dos estágios de desenvolvimento para minimizar o impacto ambiental dos automóveis incluem o uso de uma tabela de checagem ecológica, análise do potencial de reciclagem usando esquemas de design 3D, a preocupação ecológica do processo de desmantelamento do veículo, a utilização de materiais ecológicos e o encurtando do processo de fabricação simplificando peças e melhorando os materiais.

Sediada na Alemanha, a TÜV NORD é um órgão reconhecido mundialmente com mais de 10.000 funcionários técnicos/ científicos empregados em 70 países, que fornece serviços de certificação para diversas indústrias. Outras montadoras de destaque que receberam o certificado LCA da TÜV NORD incluem Daimler (Mercedes-Benz classes S, C, A e B) e Volkswagen (Passat, Golf e Polo).