Fundada na
Coreia do Sul em 1944, como fabricante de bicicletas e, depois, de veículos e
equipamentos militares, a Kia Motors Corporation tornou-se uma das mais
expressivas indústrias de automóveis do mundo, sendo a mais antiga da Coreia. Atualmente,
a Kia produz mais de três milhões de veículos por ano, comercializados e
assistidos por meio de uma rede de distribuidores e autorizados presentes em
cerca de 180 países.
O surgimento da Kia que conhecemos hoje
aconteceu no início da década de 1970, com o nascimento da Titan, o primeiro caminhão
da marca. Na sequência, ocorreu a produção do primeiro automóvel de
passageiros, o Brisa, equipado com os pioneiros motores à gasolina e a Diesel
desenvolvidos e fabricados inteiramente pela Kia. Em 1979, a marca já estava produzindo
carros para outras grandes empresas do setor, como Peugeot, com o 604, e Fiat,
com o 132 Sedan.
No começo dos anos 90,
a Kia Motors Corporation abriu suas filiais
nos Estados Unidos e na Europa, com o lançamento do Sephia, dando início à trajetória
de êxito nos mercados de diferentes continentes. No final da mesma década, a marca alterou o seu logotipo: a
fachada estilizada de uma fábrica com chaminé, em azul, símbolo de progresso
industrial da época, deu lugar à atual forma elipsoidal com a inscrição KIA em
vermelho e branco, tradução de modernidade, dinamismo e ousadia. Não foi apenas
uma mudança simbólica da montadora sul-coreana: a KMC lançava, na virada do
milênio, um dos mais importantes programas de reestruturação de uma fábrica de
veículos na história mundial da indústria automotiva.
No princípio de 2001, o grupo automotivo Kia-Hyundai apresentou seu
programa “Top Five in 2010”, cujo slogan era “Win, Win, Drive”. Esse objetivo
foi alcançado em 2008; portanto, com dois anos de antecipação.
Os anos seguintes compuseram a fase de
transição da Kia Motors Corporation. Nesse período, a montadora se dedicou ao
processo de modernização de seu parque industrial e finalizou a contratação de Peter
Schreyer, um dos maiores designers automotivos do mundo. Foi nessa fase que os
primeiros produtos up-to-date
passaram a compor o portfólio da KMC.
O design compõe parte fundamental do plano de longo prazo da Kia Motors
para se consolidar como uma das principais marcas automotivas do mundo. A
última década assistiu a uma revolução de design protagonizada pela Kia, que
alterou fundamentalmente a forma como os consumidores avaliam a marca e seus
carros.
A rede global de estúdios de design da Kia, na Coreia, na Alemanha e nos
EUA, permite que a companhia esteja sempre em contato com as necessidades e
tendências mundiais. Dirigida por Peter Schreyer, presidente e diretor de Design
da Kia Motors Corporation, a marca estabeleceu sua própria identidade e desenvolveu
uma série de modernos e progressivos projetos de carros à medida que a linha de
modelos se expandiu.
Nos últimos anos, a Kia assistiu ao significativo crescimento da força
de sua marca, resultado do desenvolvimento de produtos com design arrojado e dos
esforços de toda a empresa para criar um vínculo mais emocional entre seus consumidores
e os veículos.
Como prova desse poder, a Kia Motors entrou, em 2012, na exclusiva lista
das “100 Melhores Marcas Globais”, da agência InterBrand, no 87º lugar. Desde
então, a Kia apenas subiu no ranking, conquistando a 69ª colocação em 2016, sendo
reconhecida por sua linha vibrante, distintiva e confiável de carros.