SOBRE A KIA

Kia: O Poder de Surpreender

Fundada na Coreia do Sul em 1944, como fabricante de bicicletas e, depois, de veículos e equipamentos militares, a Kia Motors Corporation tornou-se uma das mais expressivas indústrias de automóveis do mundo, sendo a mais antiga da Coreia. Atualmente, a Kia produz mais de três milhões de veículos por ano, comercializados e assistidos por meio de uma rede de distribuidores e autorizados presentes em cerca de 180 países.

O surgimento da Kia que conhecemos hoje aconteceu no início da década de 1970, com o nascimento da Titan, o primeiro caminhão da marca. Na sequência, ocorreu a produção do primeiro automóvel de passageiros, o Brisa, equipado com os pioneiros motores à gasolina e a Diesel desenvolvidos e fabricados inteiramente pela Kia. Em 1979, a marca já estava produzindo carros para outras grandes empresas do setor, como Peugeot, com o 604, e Fiat, com o 132 Sedan.

No começo dos anos 90, a Kia Motors Corporation abriu suas filiais nos Estados Unidos e na Europa, com o lançamento do Sephia, dando início à trajetória de êxito nos mercados de diferentes continentes. No final da mesma década, a marca alterou o seu logotipo: a fachada estilizada de uma fábrica com chaminé, em azul, símbolo de progresso industrial da época, deu lugar à atual forma elipsoidal com a inscrição KIA em vermelho e branco, tradução de modernidade, dinamismo e ousadia. Não foi apenas uma mudança simbólica da montadora sul-coreana: a KMC lançava, na virada do milênio, um dos mais importantes programas de reestruturação de uma fábrica de veículos na história mundial da indústria automotiva.

No princípio de 2001, o grupo automotivo Kia-Hyundai apresentou seu programa “Top Five in 2010”, cujo slogan era “Win, Win, Drive”. Esse objetivo foi alcançado em 2008; portanto, com dois anos de antecipação.

Os anos seguintes compuseram a fase de transição da Kia Motors Corporation. Nesse período, a montadora se dedicou ao processo de modernização de seu parque industrial e finalizou a contratação de Peter Schreyer, um dos maiores designers automotivos do mundo. Foi nessa fase que os primeiros produtos up-to-date passaram a compor o portfólio da KMC.

Hoje, a Kia Motors Corporation possui fábricas em dez países e conta com mais de 50 mil colaboradores em todo o mundo. O slogan da marca, “The Power to Surprise”, representa o compromisso global da companhia de superar as expectativas do consumidor, por meio da contínua inovação automotiva.

Transformação liderada por design

O design compõe parte fundamental do plano de longo prazo da Kia Motors para se consolidar como uma das principais marcas automotivas do mundo. A última década assistiu a uma revolução de design protagonizada pela Kia, que alterou fundamentalmente a forma como os consumidores avaliam a marca e seus carros.

A rede global de estúdios de design da Kia, na Coreia, na Alemanha e nos EUA, permite que a companhia esteja sempre em contato com as necessidades e tendências mundiais. Dirigida por Peter Schreyer, presidente e diretor de Design da Kia Motors Corporation, a marca estabeleceu sua própria identidade e desenvolveu uma série de modernos e progressivos projetos de carros à medida que a linha de modelos se expandiu.

Entre 2009 e 2017, sob o comando de Peter Schreyer, a Kia Motors recebeu mais de 60 prêmios da área, como iF Design, Red Dot Design, GOOD Design Korea, GOOD Design USA, IDEA Design e Automotive Brand Content.

Um novo olhar sobre a marca Kia

Nos últimos anos, a Kia assistiu ao significativo crescimento da força de sua marca, resultado do desenvolvimento de produtos com design arrojado e dos esforços de toda a empresa para criar um vínculo mais emocional entre seus consumidores e os veículos.

Como prova desse poder, a Kia Motors entrou, em 2012, na exclusiva lista das “100 Melhores Marcas Globais”, da agência InterBrand, no 87º lugar. Desde então, a Kia apenas subiu no ranking, conquistando a 69ª colocação em 2016, sendo reconhecida por sua linha vibrante, distintiva e confiável de carros.

As parcerias oficiais com os eventos esportivos mais destacados do mundo também proporcionaram um impulso adicional ao crescimento da marca Kia. Os acordos de patrocínio com a FIFA, a UEFA, a NBA, a LPGA e o torneio internacional de tênis Australian Open permitem que a empresa se envolva com potenciais jovens clientes ao longo do ano.