Todos os novos modelos híbridos plenos (HEV) e veículos 100% elétricos (EV) lançados pela Kia no mercado brasileiro possuem garantia de 8 anos ou 160 mil km para a bateria de alta voltagem.
Toda a linha de passeio possui garantia de 5 anos ou 100 mil km, prevalecendo o que primeiro ocorrer. A Kia garante seu veículo novo contra defeitos de materiais e/ou de fabricação das peças, conforme os termos e condições prescritos no manual.
O comercial leve Bongo K2500 tem garantia de 3 anos ou 100 mil km, prevalecendo o que primeiro ocorrer. Mais tranquilidade para quem procura um Veículo Urbano de Carga (VUC) que ofereça versatilidade e baixo custo.
A) Cobertura básica
O período de Cobertura Básica de garantia tem início a partir
da data de venda do veículo ao primeiro proprietário e termina no momento da
expiração do Período de garantia e/ou quando da ocorrência de fatores que
excluem o veículo da garantia.
B) Período de garantia
- 8 anos ou 160.000 km: o período de garantia para a bateria de alta voltagem é de noventa e seis (96) meses ou cento e sessenta mil (160.000) km, prevalecendo o que primeiro ocorrer.
- 5 anos ou 100.000 km: o período de garantia é de sessenta (60) meses ou cem mil (100.000) km, prevalecendo o que primeiro ocorrer. Todo o veículo está coberto durante este período, exceto os itens especificados no manual de garantia e manutenção do veículo como sendo de desgaste natural, itens não cobertos ou com cobertura diferenciada.
- 3 anos ou 100.000 km: o período de garantia é de trinta e seis (36) meses ou 100.000 km, prevalecendo o que primeiro ocorrer. Todo o veículo está coberto durante este período, exceto os itens especificados neste Manual como sendo de desgaste natural, itens não cobertos ou com cobertura diferenciada.Os itens relacionados a seguir estão
sujeitos a cobertura de garantia diferenciada:
A) Bateria
A garantia da bateria original é de doze (12)
meses ou 20.000 km, o que primeiro ocorrer. As baterias nacionais instaladas
nos veículos Kia são cobertas por termos e condições específicos estabelecidos
pelo próprio fabricante da bateria. Nestes prazos já estão inclusos os noventa
(90) dias de garantia legal.
B) Ar-condicionado
A reposição da carga de gás
refrigerante somente será coberta pela garantia quando for consequência de
falhas de componentes e/ou reparos cobertos pela garantia Básica, desde que não
tenha havido nenhuma ação provocada por agentes externos como batidas de pedras
ou acidentes.
C) Pneus
A garantia dos pneus é de responsabilidade do
próprio fabricante de pneus, portanto as reclamações devem ser feitas
diretamente aos representantes do fabricante.
D) Vidros
Os vidros são cobertos em garantia por três (3)
meses contra trincas ou quebras desde que a falha tenha sido provocada por
defeitos de fabricação e/ou irregularidades de montagem do fabricante.
E) Sistema de áudio
O sistema de áudio original KIA está coberto
pelo período de trinta e seis (36) meses ou cem mil (100.000) km, prevalecendo
o que primeiro ocorrer. O sistema de áudio não original é coberto pela garantia
do próprio fabricante conforme termo específico.
a) Danos causados por fatores fora de controle
do fabricante, conforme situações a seguir:
• uso abusivo do veículo, tal como dirigir em
trechos não transitáveis como trilhas, locais arenosos ou alagados, transportar
excesso de carga, utilizar o veículo em competições esportivas ou “rachas”, etc.
(o uso correto está descrito nos Manuais do Proprietário e do Condutor).
• acidentes por colisão, impacto por agentes
externos, roubo, incêndio, manifestações de rua, desastres naturais como
terremoto, inundações, tempestades, etc.
• corrosão superficial causada por agentes
externos ou pelo meio ambiente como chuva ácida, precipitação radioativa
aerotransportada (material químico, seiva de árvores, etc.), sal, pedregulhos,
insetos, granizo, tormentas, raios e outros casos fortuitos.
• consequência de acidentes e/ou ação de agentes
externos ocorridos anteriormente.
B) Qualquer tipo de dano causado por:
• falta de manutenção, manutenção inadequada ou
em desacordo com o plano de manutenção conforme prescrito nos Manuais do
Proprietário e de garantia e manutenção.
• uso de lubrificantes, óleos ou combustíveis
não especificados no Manual do Proprietário e/ou não recomendados pela
Kia.
• modificações na estrutura do veículo que
alteram suas características originais tais como: instalação de turbo, alongamento
de chassi, alarmes, peças não originais, conversão de combustível, etc.
• acidentes que culminaram em defeitos em peças
próximas ou relacionadas.
• falta de uso do veículo por períodos
prolongados
C) Desgaste natural
O desgaste normal de componentes devido ao tempo
de uso tais como: palhetas do limpador de para-brisa, correias, tambores,
discos, lonas e pastilhas de freio, amortecedores, disco, platô e colar de
embreagem, velas, lâmpadas, fusíveis, vedadores, retentores, mangueiras,
rolamentos de roda, bicos e válvulas injetoras, buchas e terminais de
suspensão, tubulação e silencioso de escapamento, juntas, etc. Isto também
inclui rasgos, descoloração, deformação e envelhecimento de componentes de
acabamento do veículo quando decorrentes de exposição excessiva aos raios
solares.
D) Serviços de manutenção normal ou
programada
• limpeza e/ou polimento do veículo, complemento
ou substituição de óleos, fluidos e líquido de arrefecimento, limpeza ou
substituição de filtros de ar, combustível ou óleo.
• substituição e/ou ajustes de componentes,
sujeitos a desgaste natural (conforme relacionados no item c).
Nota: Os
itens de “Manutenção Periódica Programada” são descritos neste Manual e os
“Cuidados com a Parte Externa” estão descritos no Manual do Proprietário.
E) Serviços de pequenos ajustes e/ou
regulagens
Regulagens de motor, freio, embreagem, faróis,
alinhamento e balanceamentos de rodas, limpeza de bicos injetores, etc.
A) Manutenção inadequada
• falta de manutenção
• falta de lubrificação e/ou falta de substituição de filtros nas quilometragens intermediárias às revisões (quando aplicável)
• manutenção mal feita ou em desacordo com o Plano de Manutenção Periódica Programada ou fora dos limites de quilometragem previstas;
• utilização de combustíveis, óleos ou lubrificantes diferentes dos especificados e/ou recomendados pela Kia.
B) Uso de peças não originais Kia
C) Reparos, revisões, regulagem ou substituição
de componentes realizados fora da Rede de Concessionários Kia
D) Adulteração do odômetro do velocímetro
• quilometragem adulterada propositadamente por
desligamento do velocímetro ou quando existir evidência de atraso de
quilometragem notada por conflito de Ordem de Serviço ou, outras evidências que
comprovem a adulteração.
Nota: Quando
for necessário substituir o painel de instrumentos ou o conjunto do
velocímetro, a substituição do componente, bem como o preenchimento do
“Registro de Substituição de Velocímetro”, constante manual de garantia, deve
ser efetuado por um Concessionário Kia.
E) Ausência ou adulteração de lacres
- 8 anos ou 160.000 km: ausência ou adulteração de quaisquer lacres do veículo.
- 5 anos ou 100.000 km: ausência ou adulteração
de quaisquer lacres do veículo.
- 3 anos ou 100.000 km: ausência ou adulteração
de quaisquer lacres do veículo, peças ou conjuntos
Nota: No
caso de instalação de tacógrafo, o proprietário deve assegurar que um
Concessionário Kia rompa e recoloque o lacre do velocímetro, num prazo de 72
horas, sob pena de ter excluído seu veículo da garantia. Este procedimento
somente será válido desde que devidamente registrado no "Registro de
instalação de tacógrafo" constante no manual de garantia.