O que é Isofix? E para que serve?

- Você sabe o que é Isofix? Conheça o sistema de fixação de assentos infantis que impulsionou a mudança na lei e garante a segurança das crianças no Brasil.

Quando se fala sobre mudanças nas regulamentações de trânsito, normalmente o que se tem em mente é a segurança. A mudança pode ser sobre o ato de dirigir, sobre rodovias, sobre penalizações e, inclusive, sobre itens de segurança nos veículos. E é justamente sobre isso que esse artigo trata: o Isofix. Mas será que você sabe o que é Isofix?

Em resumo, o Isofix é uma tecnologia desenvolvida para melhorar e facilitar a fixação das cadeirinhas infantis nos bancos traseiros de automóveis. Por essa razão, ela é tão importante. Confira todos os detalhes aqui.

O que é Isofix?

Isofix é um sistema de segurança desenvolvido especificamente para as cadeirinhas de transporte infantil. Ele muda a maneira como a fixação das cadeirinhas acontece. O sistema Isofix é considerado um dos mais seguros do mundo quando o assunto é fixação de cadeirinhas. Com ele o transporte de bebês e crianças no carro passa a ser ainda mais seguro.

Entre as principais diferenças entre o Isofix e o sistema anterior está a ausência de folga. Isso acontece porque o Isofix deixa as cadeirinhas presas de um jeito mais firme e menos maleável.

backgroundImageAlt
- O sistema Isofix é considerado um dos mais seguros do mundo quando o assunto é fixação de cadeirinhas

Como funciona a fixação do Isofix?

O que diferencia o sistema Isofix dos outros é a ancoragem tripla. Quando a cadeirinha é encaixada de maneira adequada nos três pontos, ela fica muito bem presa. Dessa forma, o passageiro que vai na cadeirinha fica com sua segurança garantida. 

A maior prova que o método é eficiente na garantia da segurança infantil é que modificaram a lei por conta disso. E para fazer uma nova lei é porque o sistema é comprovadamente seguro.

Os três pontos de fixação

Antes de mencionar o terceiro ponto, é preciso falar dos dois pontos que ficam na parte de baixo das cadeirinhas. São dois conectores de metal super-resistentes que ficam na base do assento infantil e se ligam ao carro. No banco de trás do carro ficam outros dois pontos para encaixar os conectores de metal. 

Esses dois pontos de base são iguais em todos os modelos adequados ao padrão Isofix.
Já o terceiro ponto fica na parte de cima do assento. Sua principal função é não deixar a cadeirinha virar para os lados em caso de acidentes ou frenagem forte. O encaixe desse terceiro ponto de fixação pode variar. Entenda abaixo como funciona.

Top tether

O top tether é um gancho para conectar a parte de cima da cadeirinha ao carro. Ele pode ficar no piso do porta-malas ou em algum ponto que forneça a mesma segurança (como a tampa do banco traseiro). Ele faz uma ancoragem superior que deixa a cadeirinha mais estável. O encaixe adequado da sua trava no gancho do carro é fundamental para o bom funcionamento do Isofix.

Haste

Quando um veículo não tem top tether é utilizada a haste de suporte. Nesse caso, a haste é presa no chão do carro e na parte de baixo da cadeirinha.
Se você for usar a haste de suporte, é fundamental conferir se o automóvel tem um local para fazer a instalação desse sistema.

Curiosidades sobre o Isofix

• Desde quando os carros brasileiros tem Isofix?
De acordo com a lei, todos os carros fabricados a partir de 2018 devem ter o Isofix. Apesar disso, muitos carros já contavam com ganchos para o Isofix desde muito antes.

• Qual veículo já usava o Isofix antes?
Não é apenas um modelo que prezava pela segurança desde antes. Mas um bom exemplo é o Kia Carnival. Além do Isofix ele também tem sistema de controle de tração e estabilidade, assistente de partida em terreno inclinado, alerta de ponto cego, alerta de tráfego traseiro em manobras de ré e até alarme com função pânico.

• O resto do mundo também usa Isofix?
Na Europa o Isofix é lei há mais tempo do que no Brasil. Nos Estados Unidos é adotado outro sistema um pouco diferente, o Latch. Por isso, caso você pretenda comprar um assento infantil fora do Brasil, dê preferência aos modelos europeus.

• Qual método é mais seguro: o Latch ou o Isofix?
O Isofix tem uma certificação mais rigorosa que o Latch. Essa certificação prevê, inclusive, testes de colisão traseira e até mesmo capotagem.

• Também posso conectar o bebê conforto?
Sim, apesar de fazermos referência à cadeirinha, o bebê conforto também pode (e deve) ser conectado ao Isofix.

backgroundImageAlt
- Mais uma prova de que a Kia Carnival é o modelo ideal para você e sua família!

Qual veículo já usava o Isofix antes?

Não é apenas um modelo que prezava pela segurança desde antes. Mas um bom exemplo é o Kia Carnival. Além do Isofix ele também tem sistema de controle de tração e estabilidade, assistente de partida em terreno inclinado, alerta de ponto cego, alerta de tráfego traseiro em manobras de ré e até alarme com função pânico.

Entendeu o que é Isofix?

O KIA CARNIVAL é atualmente o nosso modelo que mais oferece pontos de fixação do Isofix. Com três posições de fixação, o Kia Carnival é o carro ideal para as famílias grandes e que precisam de espaço de sobra.

Atualmente, todos os veículos de passeio da KIA em comercialização são equipados com ao menos um ponto de fixação ISOFIX, como o Sportage, Rio, Cerato, Sorento e Stinger.

Esperamos que você tenha entendido o que é Isofix. Mais do que isso, que você tenha entendido como usar e a importância desse item para a segurança.