Kia Futuron

Conceito Kia Futuron propõe novo padrão de design para um SUV cupê elétrico

- Modelo possui design elegante e aerodinâmico, com carroceria de '360 graus'
- A nova 'cara de tigre' incorpora a inovadora assinatura de luz ‘Star Cloud’
- Modelo conta com cabine espaçosa, assentos flexíveis e autonomia de nível 4
- Novo modelo conceito faz estreia internacional no CIIE 2019

05/11/2019 - A Kia Motors revelou seu novo conceito “Futuron”, um iluminado SUV cupê de tração integral All-Wheel Drive, que propõe novos padrões de design para futuros veículos elétricos da marca.

O “Futuron Concept” representa a imagem moderna e confiante de um SUV cupê elétrico idealizado pela Kia. O nome “Futuron”, em si, é uma união de 'futuro' e 'ligado', sugerindo a natureza elétrica e conectada dos futuros designs de SUVs da marca.

Com um design baseado na noção de pureza dinâmica, o “Futuron Concept” combina proporções elegantes com formas e superfícies puras. Seu corpo leve incorpora um powertrain com tração nas quatro rodas e totalmente elétrico, envolto em superfícies exteriores arrojadas e modernas e com um interior de alta tecnologia.

O “Futuron” faz sua estreia na primeira semana de novembro, na China International Import Expo (CIIE) de 2019, em Xangai.

backgroundImageAlt

Um SUV cupê elétrico com um 'núcleo de 360 graus'

O Kia “Futuron Concept” é construído com base em um único e forte design de 360 graus, notável por sua forma pura e suave, sem ornamentos. A delicada difusão das superfícies cria uma série de formas tensas e fluidas. O resultado é um design elegante e simplificado, criando um perfil aero-eficiente.

As novas proporções do veículo são impressionantes. Seu corpo de SUV cupê de perfil baixo antecipa um novo padrão para os futuros modelos da Kia, que serão confiantes, esportivos e modernos, mas também elegantes. Com 4.850 mm de comprimento, 1.550 mm de altura e uma distância entre eixos de 3.000 mm, a distância ao solo elevada do “Futuron” é combinada com um corpo baixo para criar uma postura dinâmica e segura.

O powertrain totalmente elétrico do “Futuron” torna esse design possível. Uma bateria de alta capacidade é montada no corpo do veículo, embaixo do piso da cabine, fornecendo energia elétrica para quatro poderosos motores elétricos nas rodas. A postura elevada do carro é, portanto, combinada com um baixo centro de gravidade e um sistema e-AWD de ponta que fornece respostas rápidas ao condutor.

Um carro esportivo em uma plataforma SUV, combinado com assentos confortáveis, o “Futuron” oferece aos passageiros um novo tipo de experiência de direção interativa, ideal para ambientes urbanos. Vários elementos estruturais e de design promovem a importante conexão e interação entre carro e motorista.

O para-choque dianteiro flui para trás a partir da frente do capô, antes de mergulhar na própria cabine, estabelecendo uma conexão entre o banco do motorista e a estrada à frente. O teto do conceito se projeta como uma estufa panorâmica em forma de diamante, que fica no topo do núcleo de 360 graus, com inspiração em OVNIs e discos voadores. Ao inundar a cabine com luz natural, ela também se estende pelo capô para proporcionar aos motoristas uma visão inigualável à frente. A estufa também incorpora uma rede de sensores LiDAR (detecção e alcance da luz) capazes de fornecer recursos de direção autônomos de nível 4, permitindo a condução com as mãos e os olhos na maioria das condições.

Além disso, o tema de 360 graus é ressaltado pela iluminação que circunda o corpo do “Futuron”. Novo recurso lúdico e interativo, essa iluminação responde a gestos e movimentos físicos feitos fora do carro, provocando uma estreita conexão entre o veículo e o motorista antes mesmo de entrar na cabine.

A nova "cara de tigre" da Kia

A frente do “Futuron” apresenta uma nova reinterpretação da grade 'nariz de tigre', assinatura que já completa mais de uma década como símbolo da Kia. Enquanto mantém o princípio básico do design, um contorno claro com pontos ao meio, os designers da marca expandiram os limites, ampliando a forma na frente do carro para criar uma 'cara de tigre' discreta e elegante.

A nova frente, como a do conceito “Imagine by Kia”, revelada pela primeira vez em 2019, expressa uma nova interpretação de design para os futuros veículos elétricos da marca.

Com um formato mais amplo de 'cara de tigre', a grade incorpora os faróis do “Futuron”, com o design inovador 'Star Cloud', que confere ao carro uma nova identidade visual noturna. A iluminação “Star Cloud” não apenas destaca um novo design para a frente do carro, como também incorpora um novo conceito de iluminação para a Kia, inspirando-se no céu noturno para criar um patchwork geométrico de LED. A “Star Cloud” também é incorporada na parte traseira do carro, exibindo uma assinatura de luz distinta para quem segue o “Futuron”.

Revelado pela primeira vez em Xangai, o “Futuron” também incorpora lendas chinesas no design e na forma da sua nova iluminação “Star Cloud”. A superfície “Dragon Skin” que cobre a área de iluminação simula a armadura que adorna os dragões chineses, tanto na mitologia quanto nas celebrações culturais dos dias de hoje.
backgroundImageAlt

Cabine espaçosa, flexível e autônoma

O layout do powertrain elétrico e a incorporação dos sistemas de direção autônomos de nível 4 permitiram a criação de uma cabine espaçosa e flexível, diferente de qualquer outro veículo. Os dois bancos da frente são criados a partir de materiais flexíveis e podem oferecer uma posição vertical de 'direção' ou uma posição reclinada de 'descanso', semelhante à flexibilidade oferecida aos passageiros das companhias aéreas de primeira classe. Com a ativação dos recursos de direção autônomos do “Futuron”, os dois bancos dianteiros reclinam à medida que o volante se retrai. A posição de assento com 'gravidade zero' ajuda a reduzir a fadiga em viagens longas.

O interior transparente do “Futuron” também reflete sua natureza autônoma de direção, com superfícies fluindo do painel e através das laterais. As portas apresentam a mesma iluminação “Star Cloud” e a inspiração “Dragon Skin” encontradas na parte externa do carro, criando um sistema de iluminação ambiente interativo. O sistema de ventilação também permite a circulação de ar fresco por toda a cabine.

Uma das características mais importantes da cabine é o cockpit projetado em torno do motorista. A interface gráfica do usuário (GUI) flui para fora da porta do lado do motorista e envolve o volante em um arco contínuo. Isso mescla o painel de instrumentos diretamente com a tela audiovisual no centro do painel e é vinculado à tela integrada na superfície do volante. A GUI é operada por tecnologias de inteligência artificial, exibindo informações úteis sobre o carro, vários recursos autônomos de direção, powertrain e navegação para criar uma experiência única para o usuário.
 
Distribuição
Kia Motors do Brasil
Tel.: 11-4024-8135
lucas.gandia@kia.com.br
Lucas Gandia – MTb 74 123
 
Textofinal de Comunicação Integrada
Tel.: 11-3849-8633
textofinal@textofinal.com
Koichiro Matsuo – MTb 13 224