Kia Motors funda startup “Purple M” para acelerar serviços de mobilidade elétrica

- Em parceria, Kia e CODE42.ai investem em uma nova startup, usando um sistema operacional próprio para gerenciar serviços de mobilidade

- Nova startup amplia a presença da Kia no crescente setor de Transporte como Serviço (em inglês, TaaS)

- Kia busca novas oportunidades de negócios baseadas na mobilidade de veículos elétricos

(SEOUL) 20 de julho de 2020 - A Kia Motors anunciou hoje a fundação da “Purple M”, uma nova startup criada para oferecer serviços de mobilidade personalizados com veículos elétricos.

A Purple M é uma nova joint venture criada em parceria entre a Kia Motors e a CODE42.ai, uma empresa coreana de tecnologia pioneira na transição para o TaaS (em inglês, Transporte como Serviço) autônomo. Por meio dessa nova startup, a Kia e a CODE42.ai planejam criar novos conceitos para serviços de mobilidade e alcançar, juntas, a liderança da inovação no futuro da mobilidade.

Espera-se que a combinação da experiência global em mobilidade da Kia com a incomparável tecnologia de T.I. da CODE42.ai crie uma série de sinergias para o desenvolvimento de novos serviços TaaS para os clientes. A Purple M usará o Sistema Operacional de Mobilidade Urbana (em inglês, UMOS), de propriedade da CODE42.ai, uma abrangente plataforma de mobilidade que integra serviços autônomos de veículos e transporte aéreo, incluindo e-hailing, gerenciamento de frota, ônibus de atendimento à demanda e logística inteligente.

"Com a recém-criada Purple M, a Kia renascerá como líder da Era da Mobilidade Eletrônica", disse Ho Sung Song, CEO e Presidente da Kia. "A CODE42.ai é uma empresa coreana líder no campo de futuras tecnologias de inovação e é a melhor parceira para promover com sucesso um negócio diferenciado de serviços de mobilidade eletrônica ".
backgroundImageAlt

Um pioneiro em e-mobilidade

Apesar do aumento do interesse do consumidor pelos veículos elétricos (EV), os serviços de mobilidade ainda são conduzidos principalmente por carros com motores de combustão interna, criando oportunidades para o pioneirismo em mobilidade elétrica. A Purple M tem como objetivo estabelecer uma plataforma completa e flexível de serviços de e-mobilidade e liderar o desenvolvimento de um ecossistema sustentável de carros elétricos.
A nova startup estabelecerá parcerias de colaboração com fornecedores especializados para desenvolver uma infraestrutura flexível de e-mobilidade e oferecer uma ampla gama de serviços a uma ampla base de clientes. Em particular, a Purple M visa contribuir para a revitalização do setor de mobilidade doméstica da Coreia, cooperando com vários participantes desse mercado, apresentando novos padrões para os modelos de negócios na era pós-coronavírus.
Através do investimento na Purple M, a Kia e a CODE42.ai fortalecerão sua parceria contínua, com ambas as partes nomeando diretores para o conselho. Chang Song, fundador e CEO da CODE42.ai, atuará como presidente. A vasta experiência de Song com empresas globais de T.I. e as percepções de setores futuros ajudarão a liderar a inovação. Seo Young-wu, ex-CEO da Poolus, uma startup de serviços de carona, é nomeado CEO da Purple M. Seo é considerado a pessoa certa para liderar com sucesso a empresa com base em sua experiência inestimável na operação de negócios de serviços de mobilidade.
"Nosso objetivo é acelerar a era dos veículos elétricos através da Purple M", disse Chang Song, do CODE42.ai. "A plataforma integrada de logística e mobilidade SOMU será o centro para a construção de um ecossistema de e-mobilidade, abrangendo tudo, desde infraestrutura a serviços".

O 'M' em 'Mobilidade'

O “M” em “Purple M” significa “mobilidade”; o “roxo” (Purple) no nome simboliza seu desejo de desafiar as convenções e reimaginar o transporte para o futuro. Para responder com flexibilidade à indústria de serviços de mobilidade em rápida reorganização, a Purple M se beneficiará de uma verdadeira cultura de startup. A empresa coloca a tomada de decisão rápida, a cultura de comunicação horizontal e o desafiar do status quo entre seus principais valores operacionais.
Espera-se que a nova startup forneça um modelo de colaboração entre empresas maiores e bem estabelecidas e empresas menores e mais jovens na Coreia, já que o país procura estabelecer um novo ecossistema de startups para incentivar a inovação tecnológica.
No início deste ano, a Kia anunciou o 'Plano S', sua estratégia de médio a longo prazo que visa estabelecer progressivamente uma posição de liderança no futuro do setor automotivo, abrangendo serviços de mobilidade e eletrificação, conectividade e autonomia de veículos.
O Plano S descreve a “mudança” preventiva e empreendedora da Kia de um sistema comercial focado em motores de combustão interna para um centrado em veículos elétricos e soluções de mobilidade personalizadas. Sob o Plano S, a Kia inovará sua marca e aumentará a lucratividade.

Sobre CODE42.ai

CODE42.ai é uma empresa de tecnologia pioneira em serviços de transporte sem atritos. O ponto central desses esforços é o desenvolvimento do Sistema Operacional de Mobilidade Urbana (em inglês, UMOS), uma plataforma de mobilidade baseada em nuvem que acelerará a transição para o transporte como serviço autônomo (em inglês, aTaaS) com veículos terrestres e aéreos autônomos e diversificados. Fundada em março de 2019, a sede da empresa está localizada em Seul, com uma subsidiária de autonomia de drones CODE42 Air, em Berkeley, Califórnia. A empresa levantou 30 bilhões de KRW (25 milhões de dólares) em financiamento pré-série A liderado pela Kia Motors com SK, LG, CJ e Hyundai Motor Company e recentemente garantiu 17 bilhões de KRW (14 milhões de dólares) da LIG Nex1, KTB Network, Shinhan Investimento bancário e IMM.

Sobre a Kia Motors

A Kia Motors (www.kia.com) é uma fabricante de veículos de qualidade de classe mundial para jovens de coração.
Fundada em 1944, a Kia hoje vende cerca de 3 milhões de veículos por ano em mais de 190 países, com 52.000 funcionários em todo o mundo, receita anual superior a 58 trilhões de KRW (cerca de US $ 50 bilhões) e instalações de fabricação em seis países. A Kia está liderando a transição para veículos elétricos e buscando serviços de mobilidade para ajudar a enfrentar os desafios urbanos em todo o mundo. O slogan da marca da empresa - "The Power to Surprise" - representa o compromisso global da Kia de surpreender o mundo com experiências emocionantes e inspiradoras que vão além das expectativas.